Política da qualidade:
"Realizar exames
Veterinários com qualidade, imparcialidade, segurança e rastreabilidade de
forma consistente, com o objetivo de melhorar continuamente o Sistema da Gestão
da Qualidade, demonstrando solidez, comprometimento e atendimento as
necessidades dos clientes e das autoridades regulamentadoras com base na norma
ABNT NRB ISO/IEC 17025:2017."
O laboratório possui um sistema da Qualidade seguindo as normas NBR ISO 17025. Considerando sempre a qualidade no sentido global, todos os processos merecem atenção especial, seja no atendimento ao cliente, na coleta da amostra, na execução do exame e na entrega do resultado. A garantia do padrão de qualidade deve-se a qualificação do pessoal, treinamento de toda a equipe, aquisição de equipamentos de última geração, realização de controles internos diários em três níveis (controle baixo, anormal e alto) e participação em controle de qualidade externo. O laboratório com objetivo de melhorias constantes, conta com auditorias internas periódicas e um Comitê de Ação Corretiva e Preventiva que desenvolve projetos para as melhorias.
Na parte de equipamentos temos um plano de manutenção preventiva para todos os equipamentos de execução de exames e calibrações dos instrumentos de medição.
O Controle Externo da Qualidade é um elemento fundamental para a garantia da qualidade do laboratório clínico moderno. Não se concebe hoje um laboratório clínico que não realize uma avaliação diária da precisão e da exatidão dos seus testes.
Somos credenciados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para análises de amostras oficiais, de acordo com a portaria abaixo e realizamos o Programa de Ensaios de Proficiência em Anemia Infecciosa Equina da Rede Metrológica RS, de acordo com o ABNT ISO/IEC 17043 e ISO 13528.
O Programa de Ensaios de Proficiência em Anemia Infecciosa Equina tem o propósito de:
- determinar o desempenho individual de laboratórios para os ensaios propostos;
- monitorar continuamente o desempenho dos laboratórios;
- propiciar subsídios aos laboratórios para a identificação e solução de problemas analíticos;
- agregar valor ao controle da qualidade dos laboratórios;
- identificar diferenças interlaboratoriais; e
- fornecer confiança adicional aos clientes dos laboratórios.
PORTARIA Nº 113, DE 23 DE MARCO DE 2010
O SECRETARIO DE DEFESA AGROPECUARIA DO MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUARIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuicao que lhe confere o art. 42, anexo I, do Decreto n° 5351, de 21 de janeiro de 2005, tendo em vista o disposto na Instrucao Normativa nº 01, de 16 de janeiro de 2007 e o que consta do Processo nº 21044.008303/2008-08, resolve:
Art.1º Credenciar o laboratorio VetLab – Analises Clinicas Veterinarias Ltda, CNPJ nº 05.995.512/0001-59, situado na Estrada Uniao e Industria, nº 9381, Loja 6, Itaipava, CEP: 25.730-736, Petropolis/RJ, para realizar analises na Area de Diagnostico Animal em amostras oriundas do controle oficial e programas especificos do MAPA.
Art. 2º Estabelecer que o escopo do credenciamento ficara disponivel no sitio eletronico do MAPA, com atualizacoes periodicas a cada avaliacao ou solicitacao de ampliacao de escopo, mantendo disponiveis os arquivos anteriores.
Art. 3° Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicacao.
No mundo globalizado a padronização é de fundamental importância para viabilizar e incrementar as trocas comerciais nos âmbitos nacional, regional e internacional. As organizações que desenvolvem suas atividades e operam os seus processos produtivos de acordo com normas e procedimentos harmonizados e aceitos como padrões, estarão em condições mais favoráveis para superar possíveis barreiras não-tarifárias e atender a requisitos técnicos especificados. Nesse contexto, a aplicação da ISO/IEC 17025 é de grande relevância econômica, pois confere um valor diferenciado aos certificados de calibração e aos relatórios de ensaio emitidos por laboratórios cuja competência técnica é reconhecida por um organismo de credenciamento.