Metanefrinas
livres - SUSPENSA POR TEMPO INDETERMINADO
Material: 1,5 mL de Plasma em EDTA
Método: HPLC
Outros laboratórios: Enviar congelado
Comentários: A concentração plasmática de Normetanefrinas Livres apresenta excelente sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de feocromocitoma em cães, enquanto a concentração de Metanefrinas apresenta sensibilidade moderada e excelente especificidade. A medição de metanefrinas livres no plasma fornece um meio eficaz e não invasivo de identificar cães com feocromocitoma. (Send to J Vet Intern Med. 2013 Jan-Feb;27(1):83-90. doi: 10.1111/jvim.12009. Plasma-free metanephrine and free normetanephrine measurement for the diagnosis of pheochromocytoma in dogs.)
Prazo: 22 dias úteis
Código: 922
Os feocromocitomas são tumores neuroendócrinos produtores de catecolaminas. Feocromocitomas são potencialmente malignos e invasão local nos vasos adjacentes e outros tecidos é vista em mais de 50% dos cães, locais de metástase são linfonodos, baço, fígado, rim, pâncreas, pulmão, coração, ossos e CNS. Os tumores geralmente são de crescimento lento. O tamanho é extremamente variável e varia entre alguns milímetros e mais de 10 cm de diâmetro. A maioria dos tumores é unilateral, ocasionalmente ambas as glândulas supra-renais são afetadas. Eles podem coexistir tumores adrenocorticais produtores de cortisol, tumores hipofisários produtores de ACTH ou outros tumores endócrinos.
Os sinais clínicos podem ser categorizados como:
1. Inespecífico: anorexia, perda de peso, letargia;
2. Relacionados com o sistema cardio-respiratório e / ou hipertensão: taquipneos, ofegantes, taquicardia, arritmias, colapso, membranas mucosas pálidas, nasal, gengival, hemorragia ocular, cegueira aguda devido ao descolamento da retina;
3. Relacionado ao sistema neuromuscular: fraqueza, ansiedade, estimulação, tremor muscular, convulsões;
4. Diversos: poliúria / polidipsia, vômito, diarrhoe, abdome doloroso.
Os sinais mais comuns são fraqueza e colapso.
Tumores adrenocorticais e PDH, mas não PHEOs estão associados com aumento da concentração sérica de inibina; A inibina indetectável é altamente favorável ao PHEO em cães castrados com tumores adrenais. (J Vet Intern Med. 2013 Jan-Feb;27(1):76-82. doi: 10.1111/jvim.12027.Serum inhibin concentration in dogs with adrenal gland disease and in healthy dogs.)
A concentração plasmática de Normetanefrinas Livres apresenta excelente sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de feocromocitoma em cães, enquanto a concentração de Metanefrinas apresenta sensibilidade moderada e excelente especificidade. A medição de metanefrinas livres no plasma fornece um meio eficaz e não invasivo de identificar cães com feocromocitoma. (Send to J Vet Intern Med. 2013 Jan-Feb;27(1):83-90. doi: 10.1111/jvim.12009. Plasma-free metanephrine and free normetanephrine measurement for the diagnosis of pheochromocytoma in dogs.)
A medição da normetanefrina é o teste preferido para feocromocitoma em cães e a amostra de urina é melhor que o plasma. (J Vet Intern Med. 2015 Mar-Apr;29(2):597-602. doi: 10.1111/jvim.12569.Urinary and plasma catecholamines and metanephrines in dogs with pheochromocytoma, hypercortisolism, nonadrenal disease and in healthy dogs.)
No VetLab nós realizamos exames de:
Inibina B
Relação Normetanefrina / Creatinina na urina
Metanefrinas Fracionadas (Metanefrinas livre + Normetanefrinas livres) - Sangue