17- Hidroxiprogesterona pós ACTH - canino
Procedimento: Coletar amostra pela manhã. Administrar 0,25 mg/cão de Synacthen intramuscular, independente do peso corporal. Coletar amostra após 1hora.
Material: Soro 1,0 ml em cada tubo
Condições de coleta: Jejum de 4 horas.
Indicação:
A dosagem de 17 Hidroxiprogesterona antes e após a estimulação com ACTH é especialmente útil para diagnosticar casos de hiperadrenocorticismo atípico ou documentar níveis de esteróides sexuais aumentados no HAC natural (Greco, 2007).
A dosagem de 17 Hidroxiprogesterona antes e após a estimulação com ACTH é recomendada na investigação de cães com Alopecia X (Schmeitzel et al., 1995; Cerundolo et al., 2001). Concentrações de 17 Hidroxiprogesterona pós ACTH estava elevada em todos os 31 cães Pomeranians com Alopecia X segundo o estudo de Cerundolo et al. (2001). Deve ser realizado o diagnóstico diferencial de hipotireoidismo e Hiperadrenocorticismo clássico.
Método: Enzimaimunoensaio. Código: 533
Método: Radioimunoensaio . Código: 1064
Prazo: 7 dias uteis
A cromatografia líquida seguida de espectrometria de massas
(LC-MS/MS) é o método padrão- ouro para mensurar esteroides.
A espectrometria de massa utiliza a medida de substâncias por detecção direta do analito a ser dosado, baseada no seu peso molecular e na carga elétrica. No espectrômetro de massa cada molécula com sua massa e carga específicas pode ser isolada e fragmentada e estes fragmentos moleculares são então medidos. A combinação da massa e da carga da molécula (MS/MS) mostra maior especificidade, e esta é ainda mais aumentada submetendo os peptídeos resultantes da fragmentação à cromatografia líquida (LC-MS/MS), antes que estes entrem no espectrômetro de massa para serem dosados
Cortisol e 17 Hidroxiprogesterona pré e pós ACTH (LC-MS-MS) Código 1085 (SUSPENSO)