• Equipe
    Especializada

    Contamos com uma equipe de veterinários a disposição do clínico para dúvidas e trocas de experiências. Oferecemos palestras para educação continuada de nossos clientes

    equipe especializada
  • Exames de Cultura e Antibiograma
    liberados em 48h

    Dependendo do crescimento bacteriano

    antibiograma animal
  • Endocrinologia

    Exames hormonais realizados

    DIARIAMENTE
    .

    endocrionologia animal
  • Imunologia

    • Cinomose       • PIF
    • Leptospirose • Ehrlichiose (TITULAÇÃO)
      entre outros

    LIBERADOS NO MESMO DIA

    imunologia
  • Rapidez na
    entrega de exames

    Resultados rápidos e precisos por e-mail
    ou no site.

    sentrega de exames
Exames laboratoriais veterinarios
Manual de exames

Cálculo Urinário Quantitativo (Análise de urólitos)

Material: Cálculos mínimo 1g. Enviar a pedra maior. Caso haja mais de um cálculo de localizações diferentes enviar identificados para diferentes análises.

Condições de coleta: Colocar os cálculos em frasco limpo e seco. Manter em temperatura ambiente. Não usar conservantes.

Método: Microscopia de luz polarizada (MLP), Espectroscopia infravermelha e Difração de raios-X

Interpretação: A urolitíase ocorre com relativa frequência dentre as afecções que acometem o trato urinário inferior de cães e gatos. Urólitos são agregados de material cristalino e matriz que se forma em um ou mais locais no trato urinário quando a urina torna-se supersaturada com substâncias cristalogênicas. A constituição dos urólitos pode ser decorrente de deposição de um único tipo mineral ou de minerais diferentes que se depositam em camadas (laminações) ou simplesmente agregam-se à pedra. Dependendo do tipo mineral e sua distribuição no urólito, este pode ser classificado em simples (apenas uma camada com predomínio - >70% - de um único tipo mineral), misto (também apenas uma camada identificável, porém sem predomínio de um único mineral) ou composto (presença de mais de uma camada de composição mineral diferente). Atualmente existem dois métodos de análise da composição mineral de cálculo: análise qualitativa e quantitativa, porém apenas a quantitativa permite a determinação do percentual das diferentes composições minerais e permitem a subdivisão de determinados tipos minerais, como o oxalato de cálcio monohidratado e oxalato de cálcio dihidratado, ou ácido úrico, urato de amônio e xantina, além de ser um método mais sensível e específico.

Prazo: 20 dias úteis

Código: 849