• Equipe
    Especializada

    Contamos com uma equipe de veterinários a disposição do clínico para dúvidas e trocas de experiências. Oferecemos palestras para educação continuada de nossos clientes

    equipe especializada
  • Exames de Cultura e Antibiograma
    liberados em 48h

    Dependendo do crescimento bacteriano

    antibiograma animal
  • Endocrinologia

    Exames hormonais realizados

    DIARIAMENTE
    .

    endocrionologia animal
  • Imunologia

    • Cinomose       • PIF
    • Leptospirose • Ehrlichiose (TITULAÇÃO)
      entre outros

    LIBERADOS NO MESMO DIA

    imunologia
  • Rapidez na
    entrega de exames

    Resultados rápidos e precisos por e-mail
    ou no site.

    sentrega de exames
Exames laboratoriais veterinarios
Manual de exames

Ácido Fólico (Vitamina B9, Folato)

Material: Soro 1,0ml. Estabilidade: R - 2 dias e C - 30 dias

Condições de coleta: Jejum 4 horas. O folato é sensível a luz. Minimize a exposição à luz durante o manuseio e o armazenamento da amostra.

Outros laboratórios: enviar em frasco âmbar. Estável por 3 dias refrigerado e 30 dias congelado.

Comentários: 

Dosagem de Folato em equinos

A medição do folato no soro é útil na determinação de uma deficiência desta vitamina. O uso prolongado de antibióticos a base de Sulfa para o tratamento de transtornos crônicos, como para Neosporose, tem sido implicado na diminuição do folato sérico.

O folato é um mediador importante da hematopoiese normal e sua deficiência pode resultar em anemia. Da mesma forma, potros de éguas tratadas com sulfa devem ser monitorados de perto para a deficiência de folato, pois esta classe de antibióticos é transferida através da placenta e do leite da égua.

Dosagem de Folato em pequenos 

Medições de cobalamina e folato no soro são úteis para diagnosticar e caracterizar alguns distúrbios de má absorção do intestino delgado. Concentrações de folato no soro, dependem da função da absorção da parte proximal do intestino delgado (jejuno), enquanto que, as concentrações de cobalamina refletem a função de absorção da extremidade distal do intestino delgado (íleo). Portanto, distúrbios intestinais de má absorção difusos levam a uma redução concentrações séricas de cobalamina e folato. Doenças do íleo são caracterizadas por reduzidas concentrações cobalamina e doenças do jejuno são caracterizados por reduzidas concentrações séricas folato. Elevadas concentrações de folato e baixa concentração de cobalamina podem indicar supercrescimento bacteriano (“diarreia responsiva a antibióticos”) no intestino delgado proximal porque certas bactérias sintetizam o folato e a cobalamina, tornando esta última indisponível para a absorção. Esse padrão (alta de folato e baixa de cobalamina) também ocorre em alguns animais com insuficiência pancreática exócrina. 

Método: Quimioluminescência

Prazo: 5 dias

Código: 552