Atrofia Retiniana Progressiva (prcd-PRA) - Canino

Material: Sangue total com EDTA refrigerado

Indicação: A Atrofia Progressiva da Retina (no labrador denominada de PRA/prcd) é um processo lento de degeneração de células do tecido da retina, os bastonetes, que são responsáveis pela visão noturna. Com a progressão da doença, o cão acaba por perder totalmente a visão. Na grande maioria das raças é uma doença recessiva, e pode ocorrer com cães de qualquer raça, sendo mais comum em algumas raças como o Poodle, o Labrador, Dachshund e Golden Retriever. Esta é uma doença de cães adultos, pois normalmente quando é diagnosticada já está instalada há algum tempo. O processo de degeneração pode iniciar por volta dos 3 anos e ser diagnosticada bem mais tarde, já que é difícil para o tutor perceber a diminuição da visão noturna. Alguns sinais que o cão apresenta são olhos mais brilhantes e pupilas dilatadas. Em alguns países é exigido teste de DNA para verificação da doença, e caso positivo, para PRA  é obrigatória a castração do cão.

Método: PCR

Código: 1.037