• Equipe
    Especializada

    Contamos com uma equipe de veterinários a disposição do clínico para dúvidas e trocas de experiências. Oferecemos palestras para educação continuada de nossos clientes

    equipe especializada
  • Exames de Cultura e Antibiograma
    liberados em 48h

    Dependendo do crescimento bacteriano

    antibiograma animal
  • Endocrinologia

    Exames hormonais realizados

    DIARIAMENTE
    .

    endocrionologia animal
  • Imunologia

    • Cinomose       • PIF
    • Leptospirose • Ehrlichiose (TITULAÇÃO)
      entre outros

    LIBERADOS NO MESMO DIA

    imunologia
  • Rapidez na
    entrega de exames

    Resultados rápidos e precisos por e-mail
    ou no site.

    sentrega de exames
Exames laboratoriais veterinarios
Manual de exames

Metanefrinas livres

Material: 1,5 mL de Plasma em EDTA

Método: HPLC

Outros laboratórios: Enviar congelado

Comentários: A concentração plasmática de Normetanefrinas Livres apresenta excelente sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de feocromocitoma em cães, enquanto a concentração de Metanefrinas apresenta sensibilidade moderada e excelente especificidade. A medição de metanefrinas livres no plasma fornece um meio eficaz e não invasivo de identificar cães com feocromocitoma. (Send to J Vet Intern Med. 2013 Jan-Feb;27(1):83-90. doi: 10.1111/jvim.12009. Plasma-free metanephrine and free normetanephrine measurement for the diagnosis of pheochromocytoma in dogs.)

Prazo: 22 dias úteis

Código: 922


Os feocromocitomas são tumores neuroendócrinos produtores de catecolaminas. Feocromocitomas são potencialmente malignos e invasão local nos vasos adjacentes e outros tecidos é vista em mais de 50% dos cães, locais de metástase são linfonodos, baço, fígado, rim, pâncreas, pulmão, coração, ossos e CNS. Os tumores geralmente são de crescimento lento. O tamanho é extremamente variável e varia entre alguns milímetros e mais de 10 cm de diâmetro. A maioria dos tumores é unilateral, ocasionalmente ambas as glândulas supra-renais são afetadas. Eles podem coexistir tumores adrenocorticais produtores de cortisol, tumores hipofisários produtores de ACTH ou outros tumores endócrinos.

Os sinais clínicos podem ser categorizados como:

1. Inespecífico: anorexia, perda de peso, letargia;

2. Relacionados com o sistema cardio-respiratório e / ou hipertensão: taquipneos, ofegantes, taquicardia, arritmias, colapso, membranas mucosas pálidas, nasal, gengival, hemorragia ocular, cegueira aguda devido ao descolamento da retina;

3. Relacionado ao sistema neuromuscular: fraqueza, ansiedade, estimulação, tremor muscular, convulsões;

4. Diversos: poliúria / polidipsia, vômito, diarrhoe, abdome doloroso.

Os sinais mais comuns são fraqueza e colapso.

Tumores adrenocorticais e PDH, mas não PHEOs estão associados com aumento da concentração sérica de inibina; A inibina indetectável é altamente favorável ao PHEO em cães castrados com tumores adrenais. (J Vet Intern Med. 2013 Jan-Feb;27(1):76-82. doi: 10.1111/jvim.12027.Serum inhibin concentration in dogs with adrenal gland disease and in healthy dogs.)

A concentração plasmática de Normetanefrinas Livres apresenta excelente sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de feocromocitoma em cães, enquanto a concentração de Metanefrinas apresenta sensibilidade moderada e excelente especificidade. A medição de metanefrinas livres no plasma fornece um meio eficaz e não invasivo de identificar cães com feocromocitoma. (Send to J Vet Intern Med. 2013 Jan-Feb;27(1):83-90. doi: 10.1111/jvim.12009. Plasma-free metanephrine and free normetanephrine measurement for the diagnosis of pheochromocytoma in dogs.)

A medição da normetanefrina é o teste preferido para feocromocitoma em cães e a amostra de urina é melhor que o plasma. (J Vet Intern Med. 2015 Mar-Apr;29(2):597-602. doi: 10.1111/jvim.12569.Urinary and plasma catecholamines and metanephrines in dogs with pheochromocytoma, hypercortisolism, nonadrenal disease and in healthy dogs.)


No VetLab nós realizamos exames de:

Inibina B

Relação Normetanefrina / Creatinina na urina

Metanefrinas Fracionadas (Metanefrinas livre + Normetanefrinas livres) - Sangue