• Equipe
    Especializada

    Contamos com uma equipe de veterinários a disposição do clínico para dúvidas e trocas de experiências. Oferecemos palestras para educação continuada de nossos clientes

    equipe especializada
  • Exames de Cultura e Antibiograma
    liberados em 48h

    Dependendo do crescimento bacteriano

    antibiograma animal
  • Endocrinologia

    Exames hormonais realizados

    DIARIAMENTE
    .

    endocrionologia animal
  • Imunologia

    • Cinomose       • PIF
    • Leptospirose • Ehrlichiose (TITULAÇÃO)
      entre outros

    LIBERADOS NO MESMO DIA

    imunologia
  • Rapidez na
    entrega de exames

    Resultados rápidos e precisos por e-mail
    ou no site.

    sentrega de exames
Exames laboratoriais veterinarios
Manual de exames

Relação Ácidos biliares / creatinina urina

Material: Amostra única de urina. 1mL

Condições de coleta: Coletar preferencialmente por cateterização ou cistocentese. Estável por 3 dias entre 2 e 8 graus,protegido da luz.

Comentários: O exame é útil em cães e gatos para triagem de insuficiência/ dano hepático e desvios portosistêmicos (adquiridos ou congênitos).
Pequenas quantidades de ácidos biliares são encontrados na urina de animais saudáveis, no entanto, se os ácidos biliares séricos estão aumentados, o excesso de ácidos biliares são excretados pelos rins, resultando em elevadas concentrações de ácidos biliares urinários. A vantagem da medição dos ácidos biliares na urina é que o animal não precisa estar em jejum e a coleta da amostra é simples.

Estudos realizados pelo Dr. Center da Universidade de Cornell revelam o seguinte:
Cães
A relação ácidos biliares/creatinina parece ser mais específico (especificidade de 100%) do que ácidos biliares séricos (pré e / ou pós-prandial, 67% especificidade) para detecção de doença hepática, embora sejam menos sensíveis (61% versus 78% de ácidos biliares séricos). Estes dados sugerem que um resultado derelação aumentado é compatível com insuficiência hepática, colestase ou desvio portosistêmico.

Gatos
A relação ácidos biliares/creatinina aparece igualmente específicas para ácidos biliares séricos (pré e / ou pós-prandial, 88% de especificidade) para detecção de doença do fígado e são igualmente sensíveis (em torno de 85%). Estes dados sugerem que um resultado elevado da relação ocorre com insuficiência hepática, colestase ou desvio portosistêmico, mas pode ser visto com transtornos não-hepáticos.

Valores de referência: Caninos e felinos <4,4

Prazo: 1 dia

Código: 474