• Equipe
    Especializada

    Contamos com uma equipe de veterinários a disposição do clínico para dúvidas e trocas de experiências. Oferecemos palestras para educação continuada de nossos clientes

    equipe especializada
  • Exames de Cultura e Antibiograma
    liberados em 48h

    Dependendo do crescimento bacteriano

    antibiograma animal
  • Endocrinologia

    Exames hormonais realizados

    DIARIAMENTE
    .

    endocrionologia animal
  • Imunologia

    • Cinomose       • PIF
    • Leptospirose • Ehrlichiose (TITULAÇÃO)
      entre outros

    LIBERADOS NO MESMO DIA

    imunologia
  • Rapidez na
    entrega de exames

    Resultados rápidos e precisos por e-mail
    ou no site.

    sentrega de exames
Exames laboratoriais veterinarios
Manual de exames

MAEDI-VISNA

Material: 1,0ml de soro sem hemólise. Estabilidade: R - 7 dias

Comentários: Maedi-Visna (MV) é uma doença crônica e progressiva de ovinos causada por um vírus (Lentivirus). As principais manifestações da inflamação induzida pelo vírus da MV são dificuldade respiratória e perda progressiva de peso.

Essa doença encontra-se difundida nos rebanhos ovinos de vários países e tem sido motivo de restrições no comércio internacional dessa espécie animal. Acomete animais de todas as idades, mas os sintomas só são observados nos mais velhos, geralmente com idade entre 3-4 anos.

A transmissão da doença é feita, principalmente, pela ingestão de colostro e leite de mães positivas. Pode ser transmitida, também, pelo contato direto através de secreções nasais e aerossóis de animais infectados.

Como reconhecer

Os animais apresentam dificuldade respiratória, intolerância ao exercício, emagrecimento crônico, pneumonia, mamite, artrite, incoordenação, andar em círculos, postura anormal da cabeça, paresia e paralisia dos membros posteriores e morte.

Todas as formas da doença (respiratória, nervosa, articular e mamite) podem apresentar-se ao mesmo tempo em um mesmo animal ou separadas.

Como tratar

Não existe tratamento específico para essa doença.

Como evitar

Não existe ainda vacina para a prevenção da Maedi-Visna. Dentre os métodos de prevenção e controle são recomendados: sorologia periódica (uma ou duas vezes ao ano) nos ovinos acima de 9 meses de idade; evitar a compra de animais de rebanho soropositivo ou que apresentem a manifestação clínica; cuidados com fontes de contágio (não fornecer colostro e leite de fêmeas infectadas com o vírus da MV, separar animais positivos dos negativos) e descarte progressivo dos portadores.

Método: Imunodifusão em ágar gel (IDGA)

Prazo: 6 dias úteis.

Código: 838