• Equipe
    Especializada

    Contamos com uma equipe de veterinários a disposição do clínico para dúvidas e trocas de experiências. Oferecemos palestras para educação continuada de nossos clientes

    equipe especializada
  • Exames de Cultura e Antibiograma
    liberados em 48h

    Dependendo do crescimento bacteriano

    antibiograma animal
  • Endocrinologia

    Exames hormonais realizados

    DIARIAMENTE
    .

    endocrionologia animal
  • Imunologia

    • Cinomose       • PIF
    • Leptospirose • Ehrlichiose (TITULAÇÃO)
      entre outros

    LIBERADOS NO MESMO DIA

    imunologia
  • Rapidez na
    entrega de exames

    Resultados rápidos e precisos por e-mail
    ou no site.

    sentrega de exames
Exames laboratoriais veterinarios
Manual de exames

ALT / TGP


Material: Soro ou plasma (EDTA) 0,5ml. Estável por 4 dias refrigerado ou 14 dias congelado.

Condições de coleta: Jejum não obrigatório.

Comentários: Esta enzima hoje é conhecida como alanina aminotransferase / ALT/ALAT/TGP, ela é uma enzima de vazamento. A ALT é encontrada predominantemente no fígado e em menores quantidades no rim, coração e músculo esquelético. A maior porcentagem desta enzima é encontrada no citoplasma do hepatócito no cão, gato e primatas, sendo exceções os eqüinos e bovinos. A ação de toxinas e hipoxia no tecido hepático pode levar transtorno aos hepatócito aumentando a permeabilidade da membrana celular levando a liberação destas enzimas para o sangue. Quanto maior o numero de hepatócito lesados maior a quantidade de enzima liberadas. Este aumento também pode ocorrer durante a regeneração dos hepatócito, talvez por aumento de produção. Na cirrose a ALT pode se encontrar dentro dos valores normais, aumentados ou diminuídos. Podemos ter aumento nos valores normais de ALT em hepatites aguda ou crônica, colangite, colangiohepatite, toxinas hepáticas, trauma, anoxia devido à anemia ou choque. Com o uso de drogas tais como: barbituricos, acetoaminofem, mebendazole, fenobarbital, glicocorticoides, halotane, cetoconazol entre outros podemos ter uma elevação nos níveis normais da ALT.

Em cães, ALT e AST são consideradas enzimas de “vazamento”, o citoplasma dos heptócitos são ricos em ALT e o AST é encontrado em maior quantidade dentro das mitocôndrias. 
Assim o aumento da ALT é diretamente proporcional ao número de hepatócitos com a permeabilidade de membrana alterada. 
Já um aumento da AST ocorre com uma lesão mais profunda. Por isso,para uma melhor avaliação hepática, é importate solicitar as duas enzimas em conjunto.

Método: Cinético.

Prazo: mesmo dia.

Código: 17