• Equipe
    Especializada

    Contamos com uma equipe de veterinários a disposição do clínico para dúvidas e trocas de experiências. Oferecemos palestras para educação continuada de nossos clientes

    equipe especializada
  • Exames de Cultura e Antibiograma
    liberados em 48h

    Dependendo do crescimento bacteriano

    antibiograma animal
  • Endocrinologia

    Exames hormonais realizados

    DIARIAMENTE
    .

    endocrionologia animal
  • Imunologia

    • Cinomose       • PIF
    • Leptospirose • Ehrlichiose (TITULAÇÃO)
      entre outros

    LIBERADOS NO MESMO DIA

    imunologia
  • Rapidez na
    entrega de exames

    Resultados rápidos e precisos por e-mail
    ou no site.

    sentrega de exames
Exames laboratoriais veterinarios
Manual de exames

Hemocultura com antibiograma

Material: Sangue total em tubo próprio para hemocultura. Material deve ser transportado à temperatura ambiente.

Condições de coleta: Solicitar tubo de hemocultura ao VetLab. Realizar tricotomia, assepsia com sabão neutro e em seguida tintura de iodo. Coletar com seringa e transferir para o tubo 1 ml de sangue total. Como não existe anti-séptico instantâneo, lembramos que o álcool iodado devera permanecer por 2 minutos sobre o local da coleta, para que atue efetivamente. O iodo deve ser retirado totalmente apos a coleta. Nos casos de hipersensibilidade ao iodo fazer cuidadosa e criteriosamente uma dupla aplicação de álcool a 77%. Nunca se esqueça que a principal dificuldade deste exame consiste em se definir se o agente isolado é ou não contaminante. Portanto o técnico tem obrigação de se desdobrar nos cuidados de anti-sepsia. O intervalo entre a coleta e o numero das amostras varia de acordo com a suspeita clinica. A sensibilidade do exame esta diretamente relacionada ao volume de sangue colhido. Quanto maior a amostra, maior a possibilidade de isolar a bactéria. A especificidade aumenta quando as coletas são feitas em sítios diferentes. O melhor índice de recuperação bacteriana ocorre quando a coleta é feita 1 hora antes do pico febril. Informar se esta em uso de antimicrobianos.

Indicação: Diagnostico de processos infecciosos sistêmicos. o isolamento em duas ocasiões distintas, de Escherichia coli, Pseudomonas sp., Staphylococcus aureus, Proteus sp. e Klebsiella sp. Em hemoculturas de animais comprometidos confirma a presença de bacteremia, enquanto que a presença de Staphylococcus epidermidis, Corynebacterium sp. e Bacillus sp. podem ser um achado decorrente da contaminação cutânea no momento da venopunção.

Prazo: 6 a 8 dias.

Código:112