• Equipe
    Especializada

    Contamos com uma equipe de veterinários a disposição do clínico para dúvidas e trocas de experiências. Oferecemos palestras para educação continuada de nossos clientes

    equipe especializada
  • Exames de Cultura e Antibiograma
    liberados em 48h

    Dependendo do crescimento bacteriano

    antibiograma animal
  • Endocrinologia

    Exames hormonais realizados

    DIARIAMENTE
    .

    endocrionologia animal
  • Imunologia

    • Cinomose       • PIF
    • Leptospirose • Ehrlichiose (TITULAÇÃO)
      entre outros

    LIBERADOS NO MESMO DIA

    imunologia
  • Rapidez na
    entrega de exames

    Resultados rápidos e precisos por e-mail
    ou no site.

    sentrega de exames
Exames laboratoriais veterinarios
Manual de exames

Eletroforese de proteínas

Amostra: 1,0 ml de soro. Enviar em até 7 dias refrigerado ou 30 dias congelado.

Condições de coleta: Jejum de 8 horas. Estável por 8 dias entre 2 e 8 graus.

Espécies: canina e felina.

Comentários: Amostras lipêmicas produzem falso aumento das proteínas totais e amostras hemolisadas produzem aumentos das frações Alfa dois e Beta globulina.

Indicação: O exame é útil na caracterização das disproteinemias.

Interpretação:

Aumento da concentração de alfa globulina

Aumento de alfa globulina não é específico e é de importância diagnóstica limitada. A causa mais comum é inflamação aguda. Aumento de lipoproteínas e alfa 2 macroglobulinas ocorrem na síndrome nefrótica e podem aumentar a concentração de alfa globulinas.

Aumento da concentração de beta globulina

Aumento de beta globulinas podem ocorrer na síndrome nefrótica, inflamação aguda (proteína C reativa, complemento e ferritina), hepatites e respostas imunes.

Aumento de gama globulina

A fração de gama globulina inclui a maioria das imunoglobulinas. Aumento destas são chamados de gamopatias e são divididas em monoclonal e policlonal.

Gamopatias policlonais possuem base larga no gráfico e representam aumento na quantidade de imunoglobulinas produzidos por diferentes populações de linfócitos B, plasmócitos ou os dois. Isso é resultado de estimulações antigênicas crônicas associadas a vários agentes infecciosos, hepatite e doenças imuno mediadas, PIF, linfoma e leucemia linfocítica.

Gamopatias monoclonais possuem base fina no gráfico e representam aumento na quantidade de imunoglobulinas produzidos por um mesmo tipo de populações de linfócitos B ou plasmócitos. Ocorre em mieloma múltiplos, Ehrlichia, linfoma e leucemia linfocítica, Leishmaniose ou pode ser idiopático. A imunoglobulina monoclonal é reconhecida como uma banda de migração restrita na eletroforese de soro ou de urina (componente M). Quando a banda representa uma cadeia leve livre monoclonal, a proteína correspondente é conhecida por proteína de Bence Jones.

FIV – um terço dos gatos com FIV apresentam aumento de gama globulina.

Cinomose - uma das características é o aumento de alfa 2 e gama globulinas

Erlichiose - pode haver aumento de alfa 2, beta e gama.

Leishmaniose – No início ocorre um aumento de beta globulina, com a evolução ocorre uma fusão de beta e gama globulinas em um pico policlonal. Em tratamento um aumento de alfa2 indica recidiva da doença.

Método: Eletroforese capilar.

Prazo: 3 dias úteis.

Código: 189