• Equipe
    Especializada

    Contamos com uma equipe de veterinários a disposição do clínico para dúvidas e trocas de experiências. Oferecemos palestras para educação continuada de nossos clientes

    equipe especializada
  • Exames de Cultura e Antibiograma
    liberados em 48h

    Dependendo do crescimento bacteriano

    antibiograma animal
  • Endocrinologia

    Exames hormonais realizados

    DIARIAMENTE
    .

    endocrionologia animal
  • Imunologia

    • Cinomose       • PIF
    • Leptospirose • Ehrlichiose (TITULAÇÃO)
      entre outros

    LIBERADOS NO MESMO DIA

    imunologia
  • Rapidez na
    entrega de exames

    Resultados rápidos e precisos por e-mail
    ou no site.

    sentrega de exames
Exames laboratoriais veterinarios
Manual de exames

Dirofilaria immitis – Dirofilariose 

Amostra: soro, plasma (EDTA) ou sangue total.

Método: Imunoensaio enzimático para detecção do antígeno da Dirofilaria immits.

Interpretação: A detecção de antígenos do verme do coração é diagnóstico de infecção por D. immits.

Comentários: Os sinais clínicos são importantes para a determinação da doença. O animal pode apresentar intolerância aos exercícios, tosse crônica, perda de peso, e às vezes pode apresentar sinais mais graves como congestão cardíaca direita, taquipnéia, hepatoesplenomegalia, ascite, edema subcutâneo e tromboembolismo pulmonar (STRICKLAND, 1998).

Outro fator importante para se chegar a um diagnóstico é a presença de microfilárias na circulação periférica. Para isso podemos utilizar o método direto, também conhecido como gota espessa ou o método de concentração (técnicas de Knott modificada) (NEWTON; WRIGTH, 1956), mas a detecção de microfilárias só será possível a partir de 6 meses após a infecção ( LABARTHE et al, 2002).

No entanto pode ocorrer a chamada dirofilariose oculta, onde não há microfilárias circulando. Isso pode acontecer devido a tratamentos com drogas que eliminam apenas vermes imaturos, morte das formas adultas, presença de filarídeos só machos ou só fêmeas, destruição de microfilárias por mecanismos imunomediados ou por presença de vermes imaturos (KELLY, 1973). Nestes casos, a detecção de antígenos na circulação torna-se o método ideal para se fechar um diagnóstico de dirofilariose. O método mais utilizado é o teste imunoenzimático (ELISA), onde são usados antígenos específicos de ovários de fêmeas adultas (antígeno 14Kda). Este teste é altamente sensível e específico (LABARTHE et al, 2002) desde que a carga parasitária seja composta de duas ou mais fêmeas com idade mínima de oito meses (Sensibilidade de 85% para apenas uma fêmea e, 100% para 2 fêmeas em diante). Infecções ocasionadas somente por machos não são detectadas por esse método, a não ser que ocorra a morte recente de algum deles (LABARTHE et al, 2002).

Após a morte das Formas adultas, o teste ainda pode dar positivo por 6 meses, ou seja, não indica um tratamento ineficaz, apenas presença ainda do antígeno.

PRE-TRATAMENTO DE AMOSTRAS PARA MELHORAR A DETECÇÃO DO ANTIGENO DE DIROFILÁRIA

- Alguns cães e gatos positivos para Dirofilaria imitis apresentam resultados falso-negativo. O pré-tratamento de amostras antes da execução do teste permite a detecção de antígenos em muitos desses animais.

-Estudos recentes demonstraram que o tratamento térmico de amostras de soro pode aumentar a sensibilidade do teste através da quebra de complexos antígeno-anticorpo.

- O bloqueio do antígeno deve ser considerado em qualquer cão ou gato que se apresente com tosse ou evidência radiográfica que leva o veterinário a suspeitar de dirofilariose, mas que teve exame negativo.

- O pré tratamento esta sendo realizado em todas as amostras para exame de Dirofilária cód 479. O exame de 4DX Dirofilária, Anaplasmose, Ehrlichiose e Doença de Lyme cód 576 não pode realizar o pré-tratamento, pois compromete os outros testes.

Condições de coleta: Jejum não obrigatório. O soro ou plasma pode ser armazenado por até 7 dias entre 2 e 8 graus. Para armazenar por mais tempo congelar. Amostras hemolisadas ou lipêmicas não afetam o resultado.

Valor de Referência: Negativo.

Prazo: mesmo dia.

Código: 479