• Equipe
    Especializada

    Contamos com uma equipe de veterinários a disposição do clínico para dúvidas e trocas de experiências. Oferecemos palestras para educação continuada de nossos clientes

    equipe especializada
  • Exames de Cultura e Antibiograma
    liberados em 48h

    Dependendo do crescimento bacteriano

    antibiograma animal
  • Endocrinologia

    Exames hormonais realizados

    DIARIAMENTE
    .

    endocrionologia animal
  • Imunologia

    • Cinomose       • PIF
    • Leptospirose • Ehrlichiose (TITULAÇÃO)
      entre outros

    LIBERADOS NO MESMO DIA

    imunologia
  • Rapidez na
    entrega de exames

    Resultados rápidos e precisos por e-mail
    ou no site.

    sentrega de exames
Exames laboratoriais veterinarios
Manual de exames

Cultura de Líquido pleural, peritoneal, de diálise peritoneal, pericárdico e sinovial.

Material: Líquido cavitário

Condições de coleta: Coletar antes da administração de antimicrobianos. Fazer limpeza prévia do local com álcool a 70%, para remover substâncias gordurosas da superfície da pele e poros. Passar algodão embebido em iodo a 2%, fazendo movimentos circulares de dentro para fora, não retornando como algodão usado para o mesmo ponto já friccionado. Deixar secar. Remover o resíduo do iodo da pele com uma segunda aplicação de álcool a 70%, seguindo a mesma regra anterior. Repetir a manobra por duas a três vezes. Usar luvas esterilizadas para efetuar a punção.

O material pode ser colocado em frasco estéril ou ser enviado ao VetLab na própria seringa (não colocar em tubos de bioquímica). Na suspeita de anaeróbios, retirar o excesso de ar da seringa e vedar a ponta da agulha com rolha de borracha. Em animais com cateter (por ex.: pleural) desprezar o primeiro efluente do cateter, que corresponde ao esvaziamento do mesmo. Coletar, então, com auxílio de uma seringa, o segundo efluente. Nunca obter por punção de cateter. A melhor hora de coleta é da troca, quando da introdução do novo cateter. Os cateteres que permanecem por alguns dias tendem a colonizar-se com flora que pode não estar relacionada com a etiologia infecciosa do processo em questão. A introdução de um novo cateter supera esta dificuldade. O uso de heparina com o objetivo de evitar a coagulação do material pode inibir alguns agentes infecciosos.

O material deve ser enviado ao VetLab imediatamente. Se o tempo para transporte ultrapassar 1 hora, colocar o material em meio líquido de transporte fornecido pelo laboratório. Não refrigerar.

Para realização de GRAM e BAAR enviar material sem meio de transporte ou confeccionar esfregaços.

Exames que podem ser realizados: GRAM, BAAR, Cultura e Antibiograma (aeróbios), Cultura de Anáeróbios, Cultura de Micobactérias e Cultura de Fungos

Prazo: Depende dos exames solicitados