• Equipe
    Especializada

    Contamos com uma equipe de veterinários a disposição do clínico para dúvidas e trocas de experiências. Oferecemos palestras para educação continuada de nossos clientes

    equipe especializada
  • Exames de Cultura e Antibiograma
    liberados em 48h

    Dependendo do crescimento bacteriano

    antibiograma animal
  • Endocrinologia

    Exames hormonais realizados

    DIARIAMENTE
    .

    endocrionologia animal
  • Imunologia

    • Cinomose       • PIF
    • Leptospirose • Ehrlichiose (TITULAÇÃO)
      entre outros

    LIBERADOS NO MESMO DIA

    imunologia
  • Rapidez na
    entrega de exames

    Resultados rápidos e precisos por e-mail
    ou no site.

    sentrega de exames
Exames laboratoriais veterinarios
Manual de exames

Cistatina C

Material: 0,5 ml de soro. Estabilidade: R - 5 dias e C - 6 meses

Condições de coleta: Jejum de 8 horas.

Método: Nefelometria

Indicação: Avaliar taxa de filtração glomerular, importante para acompanhar e diagnosticar doenças renais.

Comentários: A cistatina C é uma proteína não glicosilada que é livremente filtrada pelos glomérulos renais devido ao seu baixo peso molecular, sendo a seguir quase que totalmente reabsorvida e metabolizada nos túbulos proximais.
A quantidade de cistatina produzida pelo organismo é constante, estando a concentração periférica na dependência exclusiva do ritmo de filtração glomerular. Estas são as razões pelas quais a cistatina foi recentemente proposta como um marcador endógeno de função renal muito mais sensível que a creatinina, permitindo que se observe alterações da filtração glomerular de maneira mais precoce que o clearance de creatinina. Trata-se de um excelente teste de triagem e acompanhamento de animais com prejuízo da função renal, uma vez que a cistatina C encontra-se alterada tanto nas glomerulopatias, quanto nas tubulopatias.
Estudos em cães mostram que a dosagem de cistatina c não sofre alterações no caso de doenças não renais como neoplasias e infecções e que esta apresenta maior sensibilidade e especificidade em comparação com a creatinina sérica, na detecção de alterações discretas da função glomerular - WEHNER & HARTMANN Journal of the American Animal Hospital Association 44:131-138 (2008).

Prazo: 4 dias úteis.

Código: 544