Notice: Undefined property: encryption::$secret in /home/vetlab/public_html/lib/classes/crypt.php on line 55

Notice: Undefined property: encryption::$secret in /home/vetlab/public_html/lib/classes/crypt.php on line 55
Vetlab - Laboratórios conveniados - Manual de exames
  • Equipe
    Especializada

    Contamos com uma equipe de veterinários a disposição do clínico para dúvidas e trocas de experiências. Oferecemos palestras para educação continuada de nossos clientes

    equipe especializada
  • Exames de Cultura e Antibiograma
    liberados em 48h

    Dependendo do crescimento bacteriano

    antibiograma animal
  • Endocrinologia

    Exames hormonais realizados

    DIARIAMENTE
    .

    endocrionologia animal
  • Imunologia

    • Cinomose       • PIF
    • Leptospirose • Ehrlichiose (TITULAÇÃO)
      entre outros

    LIBERADOS NO MESMO DIA

    imunologia
  • Rapidez na
    entrega de exames

    Resultados rápidos e precisos por e-mail
    ou no site.

    sentrega de exames
Exames laboratoriais veterinarios
Manual de exames
Dimetilarginina simétrica (SDMA) – Caninos, Felinos e Equinos

Material: 1,0ml de soro ou plasma EDTA.
Condições de coleta: Jejum não obrigatório. Enviar em 3 dias refrigerado ou em até 20 dias congelado.
Comentários: SDMA é um novo biomarcador renal, que deve ser executado ao lado de creatinina , uréia e um exame de urina para ajudar a diagnosticar a doença renal mais cedo e com
mais confiança.Há uma íntima relação entre valores aumentados de SDMA e DRC, fator justificado pela dificuldade de excreção desta substância.
Porque SDMA é quase exclusivamente eliminada por filtração renal , é uma boa estimativa da taxa de filtração glomerular ( TFG ) .
SDMA aumenta , em média, com 40 % de perda de função renal. A creatinina não aumenta até 75 % da função renal seja perdida .
SDMA não é impactada por fatores extra-renais que impactam a creatinina. Em particular , não é impactada pela massa corporal magra e , portanto, reflete com mais precisão a TFG em animais caquéticos e idosos.
Método: ELISA 
Valor de Referência: 9 a 14 (microg/dL)
Prazo: 3 dias úteis.
Código: 964

Diagnóstico precoce da doença renal; SDMA tem a melhor relação com a taxa de filtração glomerular!
De acordo com um estudo recente realizado em 32 gatos idosos saudáveis por pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon um biomarcador recém-descoberto pode fornecer detecção precoce da doença renal crônica.
O estudo mostrou que o biomarcador, chamado SDMA (Dimetilarginina simétrica) é a melhor maneira de medir a função renal em gatos mais velhos. Este novo biomarcador identifica o aparecimento da doença renal em uma média de 17 meses antes do teste padrão para esta doença, que mede os níveis de creatinina no soro.
A creatina surge da proteína muscular, mas dado que à medida que envelhecem, na maioria dos gatos perdem massa magra do corpo, os níveis de creatina podem aparecer normais.
• SDMA é mais sensível e específico que a creatinina para diagnóstico e monitoramento da IR.
• Dá ao veterinário a oportunidade de alterar o curso da doença renal e aumentar a expectativa de vida de seus pacientes.
• Pode ser usado para monitorar e avaliar o tratamento da doença renal.
. Mais do que 75% da função renal deve estar perdida antes de haver aumento de uréia e creatinina. A SDMA aumenta quando menos de 50% da função renal está comprometida.
.SDMA não sofre interferências comuns de ocorrer na creatinina como massa muscular e alimentação.
O Veterinário não precisa esperar pelos sinais clínicos de azotemia antes de diagnosticar uma doença renal. Você pode detectar uma doença renal antes que seus pacientes se tornem azotemicos. SDMA, por ser um teste quantitativo, te dá à possibilidade de monitorar o curso da doença e avaliar a resposta do animal ao tratamento.
Os sinais de doença renal são vagos, inespecíficos e podem ser difíceis de identificar antes que o animal se torne azotemico.
• Um diagnóstico precoce de doença renal garante uma melhor qualidade de vida e um melhor prognóstico para seu paciente.
• O proprietário pode verificar a eficiência do tratamento através de monitoramentos sequenciais da SDMA.