ALT / TGP
Material: Soro ou plasma (EDTA) 0,5ml. Estável por 4 dias refrigerado ou 14 dias congelado.
Condições de coleta: Jejum não obrigatório.
Comentários: Esta enzima hoje é conhecida como alanina aminotransferase / ALT/ALAT/TGP, ela é uma enzima de vazamento. A ALT é encontrada predominantemente no fígado e em menores quantidades no rim, coração e músculo esquelético. A maior porcentagem desta enzima é encontrada no citoplasma do hepatócito no cão, gato e primatas, sendo exceções os eqüinos e bovinos. A ação de toxinas e hipoxia no tecido hepático pode levar transtorno aos hepatócito aumentando a permeabilidade da membrana celular levando a liberação destas enzimas para o sangue. Quanto maior o numero de hepatócito lesados maior a quantidade de enzima liberadas. Este aumento também pode ocorrer durante a regeneração dos hepatócito, talvez por aumento de produção. Na cirrose a ALT pode se encontrar dentro dos valores normais, aumentados ou diminuídos. Podemos ter aumento nos valores normais de ALT em hepatites aguda ou crônica, colangite, colangiohepatite, toxinas hepáticas, trauma, anoxia devido à anemia ou choque. Com o uso de drogas tais como: barbituricos, acetoaminofem, mebendazole, fenobarbital, glicocorticoides, halotane, cetoconazol entre outros podemos ter uma elevação nos níveis normais da ALT.
Em cães, ALT e AST são consideradas enzimas de “vazamento”, o citoplasma dos heptócitos são ricos em ALT e o AST é encontrado em maior quantidade dentro das mitocôndrias.
Assim o aumento da ALT é diretamente proporcional ao número de hepatócitos com a permeabilidade de membrana alterada.
Já um aumento da AST ocorre com uma lesão mais profunda. Por isso,para uma melhor avaliação hepática, é importate solicitar as duas enzimas em conjunto.
Método: Cinético.
Prazo: mesmo dia.
Código: 17