• Equipe
    Especializada

    Contamos com uma equipe de veterinários a disposição do clínico para dúvidas e trocas de experiências. Oferecemos palestras para educação continuada de nossos clientes

    equipe especializada
  • Exames de Cultura e Antibiograma
    liberados em 48h

    Dependendo do crescimento bacteriano

    antibiograma animal
  • Endocrinologia

    Exames hormonais realizados

    DIARIAMENTE
    .

    endocrionologia animal
  • Imunologia

    • Cinomose       • PIF
    • Leptospirose • Ehrlichiose (TITULAÇÃO)
      entre outros

    LIBERADOS NO MESMO DIA

    imunologia
  • Rapidez na
    entrega de exames

    Resultados rápidos e precisos por e-mail
    ou no site.

    sentrega de exames
Exames laboratoriais veterinarios
Manual de exames

Haptoglobina

Material: 0,5ml de soro

Condições de coleta: Jejum de 8 horas

Método: Nefelometria

Comentários: Sugere-se que as determinações de haptoglobina e ceruloplasmina oxidase possam auxiliar na avaliação da inflamação em cães. Estas proteínas são consideradas seis vezes mais sensíveis na detecção da inflamação do que a determinação de fibrinogênio, a contagem de leucócitos totais e a contagem de neutrófilos segmentados e bastonetes (SOLTER 1991). A haptoglobina é uma alfa-2- proteína responsável pelo transporte de hemoglobina nas células do sistema mononuclear fagocitário para que haja a recuperação do íon ferro durante o processo de hemocaterese e na defesa contra microorganismos. Outros efeitos propostos incluem a modulação da função de linfócitos e macrófagos e a inibição da atividade da catepsina (HARVEY & WEST, 1987). A concentração da haptoglobina aumenta em processos inflamatórios agudos, estresse e, às vezes, durante processos neoplásicos recentes (CORAZZA, 1997).

Haptoglobina em Equinos

É um exame de sangue que detecta inflamação sistêmica em resposta à infecção, dano tecidual, neoplasia ou trauma. O teste é utilizado para confirmar a presença de doença inflamatória, detectar distúrbios ocultos, monitorar a eficácia do tratamento e assegurar a recuperação livre de complicações.

Este teste é mais sensível e específico que a dosagem de fibrinogênio.

Interpretação

Diminuição: hemólise intravascular, doença hepática grave

Aumento  moderado: Doenças inflamatórias como câncer, doença cardíaca, doença renal

Alto: Doenças que causam resposta inflamatória grave, como câncer, doenças infecciosas e doenças auto-imunes.

Comentários gerais

A haptoglobina equina (HPT) é uma proteína de fase aguda, produzida principalmente no fígado como resposta à inflamação e liberação de citocinas. A HPT mostrou ser uma medida eficaz da inflamação geral. A concentração de HPT correlaciona-se tanto com a gravidade quanto a duração dos estímulos inflamatórios.

A concentração sanguínea muda rapidamente em resposta a quaisquer causas prejudiciais ao tecido, tais como infecção, distúrbios mediados por imunidade, neoplasia, trauma e outras. HPT diminui rapidamente quando a estimulação inflamatória não está mais presente.

Um estado inflamatório baixo é saudável, no entanto HPT tem um papel na remoção de hemoglobina livre para prevenir dano renal e para retornar armazenamento de ferro. Portanto, os níveis de HPT podem ser diminuídos na anemia hemolítica, particularmente intravascular. HPT é produzido no fígado e pode ser diminuído em doença hepática grave.

As medições HPT podem ser úteis para:

Tela de Saúde e Cuidado Preventivo: A alta sensibilidade e baixa especificidade da resposta de fase aguda permite a detecção potencial problemas subclínicos. Um HPT elevado indica a presença, mas não a causa, de um estado de doença inflamatória.

Monitoramento pós-operatório: Espera-se que os níveis de HPT aumentem no pós-operatório, com a magnitude do aumento relacionado à intensidade da cirurgia. A normalização do HPT dentro de 1-2 semanas pós-operatório tem sido sugerida como sendo mais eficaz no monitoramento do progresso pós-cirúrgico do que o hemograma com fibrinogênio.

Monitorização da Progressão da Doença / Resposta ao Tratamento: O HPT mostrou ser um marcador eficaz para a atividade da doença e resposta à terapêutica uma ampla gama de condições inflamatórias, tais como infecção, doença inflamatória intestinal, doença cardíaca, doença renal e outras doenças sistêmicas.

Prazo: 4 dias.

Código:554