• Equipe
    Especializada

    Contamos com uma equipe de veterinários a disposição do clínico para dúvidas e trocas de experiências. Oferecemos palestras para educação continuada de nossos clientes

    equipe especializada
  • Exames de Cultura e Antibiograma
    liberados em 48h

    Dependendo do crescimento bacteriano

    antibiograma animal
  • Endocrinologia

    Exames hormonais realizados

    DIARIAMENTE
    .

    endocrionologia animal
  • Imunologia

    • Cinomose       • PIF
    • Leptospirose • Ehrlichiose (TITULAÇÃO)
      entre outros

    LIBERADOS NO MESMO DIA

    imunologia
  • Rapidez na
    entrega de exames

    Resultados rápidos e precisos por e-mail
    ou no site.

    sentrega de exames
Exames laboratoriais veterinarios
Manual de exames

Cultura para Nocardia

Material: Fragmento de pele, fragmento de pulmão ou leite. (Alterntivamente pode ser enviado swab de pele, mas a sensibilidade do exame é menor)

Comentários:  A infecção por Nocardia spp pode ser adquirida por trauma ou inalação e causam mastite em bovinos e dois tipos principais de infecção no cão: Pneumonia e infecções de pele (micetoma, infecção linfocutânea, abscesso de pele ou celulite). Alguns gêneros de actinomicetos (Nocardia, Streptomyces spp, Actinomadura spp e Nocardiopsis) tendem a crescer nos tecidos como microcolônias, levando a formação de grânulos, que podem ser vistos macroscopiacamente e são excelentes materiais para a cultura e pesquisa deste agente. Nocardias são bacilos Gram-positivos (frequentemente com aparência de contas), álcool-ácido variáveise aeróbios estritos. Conforme na forma de filamentos ramificados que se estendem para dentro da superfície do ágar (forma hifas substrato) e hifas aéreas. Conforme o MO envelhece, as nocardias se fragmentam em bacilos pleomórficos e elementos cocoides. Das onze espécies do gênero Nocardia descritas as espécies N. asteróides, N. brasiliensis e N. otitidiscaviarium (anteriormente N. caviae) são as espécies mais encontradas em infecções humanas.
Quando a nocardiose é clinicamente suspeita devem-se submeter múltiplas amostras para a cultura e bacterioscopia pelo método de Gram e Zeihl. Nos casos suspeitos de micetomas a amostra indicada é a secreção que drena das fístulas contendo grânulos, secreção de abscesso ou celulite. Nas infecções pulmonares o material pode ser escarro, lavado brônquico ou lavado broncoalveolar). Seu diagnóstico deve entrar na lista de diferenciais para pneumonias de evolução arrastada e lesões de partes moles de difícil tratamento.

Prazo: 15 dias

Código: 727