Cortisol
Material: 1,0 ml de soro. Estabilidade: R - 7 dias e C - 3 meses
Condições de coleta: Jejum de 8 horas. Coletar entre 7 e 9 da manhã.
Comentários: O cortisol é secretado pelo córtex adrenal em um padrão irregular e concentrações no sangue são afetados pelo ritmo circadiano, estresse, muitas drogas e estado reprodutivo. Portanto, quantificação de cortisol basal em uma única amostra para diagnóstico de transtornos da adrenal não é recomendado.
Cães e Gatos Normais: A concentração de cortisol basal está dentro dos valores de referência de animais normais.
Hipoadrenocorticismo primário canino e felino (doença de Adison): A concentração de cortisol está abaixo dos valores de referência (muitas vezes indetectáveis) ou normal baixo.
Hipoadrenocorticismo Secundário Canino e felino: A concentração de cortisol está abaixo dos valores de referência ou normal.
Hiperadrenocorticismo primário Canino e felino (tumor adrenal): A concentração de cortisol é normalmente acima dos valores de referência. No entanto, devido aos fluxos irregulares secreção de cortisol, a sua concentração pode estar dentro dos valores de referência, ou ainda baixa.
Hiperadrenocorticismo Secundário Canino e felino (doença de Cushing; hiperadrenocorticismo pituitário-dependente): A concentração de cortisol é normalmente acima dos valores de referência. No entanto, devido aos fluxos irregulares secreção de cortisol, a sua concentração pode estar dentro dos valores de referência, ou ainda baixa.
Síndrome de Cushing iatrogênica Canino e felino: A concentração de cortisol está abaixo do valor de referência. Cortisol pode ser indetectável.
Método: Quimioluminescência.
Prazo: 1 dia
Código: 514